Há 39 Anos

Buscamos encantar, no olhar trazer memória, no sentimento aconchego, na experiência a magia da luz

 

Conheça um pouco da nossa história

 
 
 

A Madelustre

é uma empresa familiar de iluminação decorativa, fundada em 1984 pelos irmãos Clóvis, Miguel e Rui Furlanetto, em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Desenvolveu-se a partir da vocação dos imigrantes italianos em trabalhar a madeira e desde 2008 conta também com vidraria própria, criada com os conceitos da escola de Murano (Itália), resultando em três unidades industriais que originam peças com alto padrão de qualidade e designer.

Manifesto a Marca

Somos família, personalidade construída com histórias. Nossa base é a ética, nosso norte é a inovação. Somos guiados pela tradição em criar, enaltecendo a artesania, evidenciando a nobreza de materiais e valorizando aquele que o molda.

Na detenção da originalidade, nossa arte está no fazer a mão e no que essas ações humanas são capazes de proporcionar. Buscamos encantar, no olhar trazer memória, no sentimento aconchego, na experiência a magia da luz.

 

Conheça alguns dos principais fatos que marcaram a Madelustre nestes 38 anos.

  • 1984O Início

    Início das atividades já na Rua Cristóvão Colombo, 190, em Garibaldi – RS
  • 1988Inauguração da unidade fabril

    Inauguração da unidade fabril de 1400m² com escritório anexo.
  • 199410 anos

    Selo comemorativo de 10 anos. Primeira exportação. Inicialmente na América Latina, sendo a Bolívia o primeiro destino dos produtos Madelustre.
  • 1999Inauguração da unidade de marcenaria

    Inaugurada a unidade de Marcenaria com 1200m².
  • 2003Inauguração de centro administrativo

    Inauguração de centro administrativo e Show Room com auditório.
  • 200420 anos.

    Selo comemorativo de 20 anos.
  • 2006Nova unidade de montagem

    Início das atividades na nova unidade de montagem e expedição que, ampliada, ocupa 2500m².
  • 2008Vidraria

    Instala sua vidraria própria
  • 2012Expolux São Paulo

    Presença marcante da Madelustre na Expolux em São Paulo – SP.
  • 2013Guinness Book

    A Madelustre produz a sua maior taça de espumante, que conquistará o Guinness Book em 2014.
  • 201430 Anos

    Selo comemorativo de 30 anos.
  • 2016Inauguração do Atrativo Turístico “Vidraria Madelustre”

    Com apoio do Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi (RS) criou-se um roteiro de visitação a fim de experenciar a fascinante técnica do trabalho com o vidro artesanal feito na empresa.
  • 2018Selo de 35 anos

    Mais um ciclo da nossa história que reforça a solides de uma marca que está sendo construída dia a dia com muita dedicação.
  • 2021Participação no Projeto Feito na Serra Gaúcha

    Projeto teve como intuito: “Desenvolvimento de processos produtivos transparentes e criativos, que comunicam identidade de marca, tendência de mercado e exalam a essência local.”
  • 2022Participação na Light + Building em Frankfurt, Alemanha

    Principal feira mundial de tecnologia e serviços de iluminação.

Evolução do logotipo Madelustre

O logotipo da lamparina, que remete para a lâmpada de Aladim acompanhou a empresa desde o início das atividades, denotando que a “Magia da Luz” iria fazer história. Em 2021 analisa-se a necessidade de evolução da marca para uma mensagem mais contemporânea, assim conversando com os estilos de seus produtos.

Atualmente o símbolo da marca Madelustre é um símbolo tipográfico, composto pela letra inicial do nome da empresa e por linhas que substituem a segunda perna do ‘M’. Essas linhas representam o foco de luz formado pela cúpula de um abajur ou luminária, assim como a repetição delas indica a propagação da luz. Quanto às cores, tanto o dourado quanto o preto podem ser associados a seriedade, mas ao mesmo tempo remetendo à sofisticação e requinte.

O Minimalismo, é o estilo que norteou toda a construção da marca, assim como o conceito de iluminação, ramo de atividade da empresa. Trata-se de uma nova identidade moderna e original.

O fascinante mundo do vidro

O espetáculo da transformação do vidro atrai visitantes de várias partes do Brasil e do exterior.

A Madelustre criou sua vidraria própria em 2008 com os conceitos da escola de Murano. Importou a tecnologia e os equipamentos, trouxe mestres italianos para capacitar a equipe, para implementar todo o processo produtivo e para garantir a excelência na arte de trabalhar o vidro nas técnicas de vidro soprado, vidro moldado (piastra) e vidro centrifugado.

Madelustre no Guinness Book

A Madelustre entrou para o Guinness Book – O Livro dos Recordes, com o mérito de ter fabricado a maior taça de espumante do mundo.

A supertaça da Madelustre foi produzida especialmente para a edição da Fenachamp de outubro de 2013 em Garibaldi-RS. A peça possui 219 cm de altura, pesa 33 quilos e alcançou o título com 100,5 litros que correspondem a 134 garrafas da bebida. A marca supera o recorde anterior, pertencente à Ucrânia, com uma taça de 150 cm de altura e capacidade para 75 garrafas. A confecção da Taça Recorde exigiu moldes, ferramentas e sistemas especialmente elaborados conforme as técnicas de Murano (Itália) de fabricação de vidro soprado e vidro moldado. Foram 4 meses de trabalho para chegar ao produto final. “Esta foi a maior peça já confeccionada em nossa vidraria. A equipe ficou muito motivada com o desafio e não poupou esforços”, afirma Clóvis Furlanetto, diretor da Madelustre.

A magia de iluminar com arte

Os produtos Madelustre atendem aos mais variados públicos e segmentos.

Madelustre no mundo

A Madelustre está sempre atenta às tendências estéticas e dos novos processos tecnológicos. Por isso é presença constante em feiras no Brasil e no exterior. Seus produtos são exportados para países da América Latina, aumentando de forma significativa sua participação no mercado internacional.

Gestão de pessoas

Desde a sua fundação a Madelustre investe no crescimento, na valorização e no bem-estar de seus colaboradores. Possui o Programa de Qualidade Total, com o qual o bem-estar e a qualidade de vida de seus funcionários são priorizados, por meio de atendimento médico, odontológico, planos de saúde adequados às necessidades, alimentação, capacitação técnica. A prática de esportes é valorizada e eventos para integração e lazer ocorrem durante todo o ano.